Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Atraso na entrega da obra é motivo para desistência da compra e cobrança de indenizações

TJ RJ determina devolução de 100% de todos os valores pagos, incluindo corretagem, mais multa de 30% sobre os valores pagos, a cliente que desistiu da compra de imóvel em atraso.

Publicado por Marcelo Tapai
há 7 anos

APELAÇÃO. Aquisição imobiliária. Atraso, por parte da construtora, de alguns meses na entrega do imóvel e averbação do habite-se, que leva adquirentes a pedirem a resolução do contrato. Mora da construtora que resta demonstrada nos autos, não sendo suficientemente comprovados os argumentos de defesa da fornecedora. Sentença que concede aos adquirentes a restituição de todas as parcelas já pagas, em decorrência da resolução. Irresignação de ambas as partes. Consumidores que pretendem a aplicação analógica de cláusula penal compensatória que havia sido prevista apenas em favor da construtora. Possibilidade, à luz da jurisprudência do STJ. Devolução de valor pago a título de comissão de corretagem que se justifica no presente caso, embora a parcela estivesse prevista no contrato, uma vez que ocorreu a resolução da avença diante do inadimplemento pela fornecedora. Construtora que sustenta a possibilidade de retenção de parte dos valores pagos pelos consumidores, conforme previsão contratual. Direito de retenção previsto na avença que se refere à hipótese de resilição unilateral do contrato pelos consumidores, mas não ao caso de resolução por inadimplemento. RECURSO DOS CONSUMIDORES PROVIDO. RECURSO DA CONSTRUTORA NÃO PROVIDO.

leia o acórdão na íntegra: http://www.tapaiadvogados.com.br/_img/img-decisoes-judiciais/76/arquivo.pdf

  • Publicações14
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações189
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atraso-na-entrega-da-obra-e-motivo-para-desistencia-da-compra-e-cobranca-de-indenizacoes/413572508

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)